Vernizes e velaturas, os dois produtos têm somente um ponto em comum,servem para acabamento de madeiras.

 Os conceitos são diferentes,embora voltados a uma mesma finalidade.Verniz é um acabamento  de "poro fechado" formador de filme,que cria uma pelicula de proteção espessa e esconde os veios da madeira sob uma camada encorpada do produto.As velaturas são impregnantes da madeira e apresentam acabamento de "poro aberto".Penetram nas suas fibras e as nutrem com agente fungicida,têm baixa formação de filme e acompanham os movimentos naturais da madeira sem descascar.

 A ilustração a seguir mostra como a película de verniz tapa os microporos e altera a textura natural da madeira,enquanto a velatura acompanha o relevo da superficie do material,mantendo sua textura original.

A maior diferença para o consumidor é na hora da manutenção. Produtos formadores de filme descascam  e, dependendo do estado de degradação em que se encontram, exigem a remoção completa da aplicação antiga, antes de aplicar uma nova.

 

 

  • Luz
  • Chuva
  • Gelo
  • Variações térmicas
  • Contaminação de fungos
  • Ataque de insectos

 Estes são os fatores externos que afetam a qualidade e longevidade da madeira.

 Acresce que determinadas madeiras, pela sua natureza, produzem substancias que migram continuamente para a superfície e atacam a película do envernizamento. 


 

Verniz ou velatura (lasur)

Uma das  diferenças entre vernizes e lasures está na durabilidade e facilidade de manutenção.Embora os vernizes tenham uma maior durabilidade e resistência, os lasures conferem à madeira um aspecto mais natural e tanto a sua aplicação como manutenção são fáceis, pelo que qualquer pessoa  pode proceder a renovações.

Caracteristicas da velatura

Verniz aquoso

Este tipo de verniz é ecológico e não contem solventes.

 

 Os produtos aquosos são menos sensíveis às resinas e outras substâncias que saem de certas madeiras.

O verniz aquoso respeita o ambiente

Verniz solvente

  Os produtos à base de solventes têm uma maior capacidade de penetrar na madeira,o que os torna mais indicados para madeiras densas e pouco porosas,mas não resinosas,uma vez que os vernizes são mais sensiveis às resinas das madeiras.

 As madeiras exóticas contêm substâncias que, por vezes, atrasam a secagem dos vernizes solventes, o mesmo não acontecendo com os vernizes aquosos.

oleo teca

 -Aceite Teca- Mistura de azeites naturais para a nutrição e proteção de madeiras sem vernizes reforçado com agentes e filtro ultravioleta,principalmente para madeiras exoticas.

 Muito utilizado para a manutenção de decks.

Envernizar

Orçamentos Gratis

Deslocações a qualquer ponto do pais.

Cadaval

Vila Verde-Braga

Cartaxo

Mendiga

Salvaterra de Magos